A compra de um imóvel é um grande acontecimento em nossas vidas, o sonho realizado é uma conquista para toda a família.
O momento da escolha, antes da compra, envolve vários fatores como localização, tamanho, valor, acabamento, infraestrutura e por assim vai. Muito está ligado à estética pois este é o que nos ressalta aos olhos. Por outro lado, a maioria de nós conhecem alguém que comprou um imóvel e algum tempo depois teve uma “dorzinha” de cabeça com algum surpresa inesperada.
Uma dica importante na hora da compra é observar se a limpeza e manutenção são feitas regularmente.
Mas como isso pode impactar no seu imóvel? Simples. A garantia do imóvel está ligada diretamente com a manutenção, caso a manutenção não atenda ao descrito no manual do proprietário a garantia pode perder a validade.
Mas por que esta relação manutenção x garantia? A falta de manutenção pode ser equiparada a uma ação negligente pois prejudica a durabilidade dos imóveis.
Qual a definição de Manutenção Predial? É o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional do imóvel. Incluem a parte estrutural, elétrica, hidráulica, sistema de combate a incêndio, elevadores, sistemas de comunicação, limpeza, pintura, telefonia, sistema de gás e demais.
Antes não se preocupavam com isso, por que agora? Na verdade não se preocupavam pois não tínhamos tanto conhecimento sobre o assunto e a história tem mostrado que tanto a vida útil como a segurança dos imóveis estão diretamente ligados à manutenção correta.
Existem normas brasileiras específicas para a manutenção e a partir de 2011 tornou-se obrigatório a entrega do Manual de operação, uso e manutenção pelas Construtoras aos compradores.
Cada sistema do imóvel pode ter uma garantia diferente, exemplos:
Esquadrias metálicas – de 1 a 5 anos
Instalações elétricas – de 1 a 3 anos
Paredes e Revestimentos – de 1 a 3 anos
Estrutura – 5 anos
Instalação de Gás – 1 a 2 anos
Com o exemplo acima percebe-se que é necessário ter conhecimento e atuação constante na manutenção dos imóveis para que o desempenho, vida útil e garantias sejam mantidas.
A Manutenção vai muito além da pintura, graxa e limpeza de caixa d’água. Hoje em dia os imóveis possuem sistemas que antigamente não eram presentes em nosso dia a dia, como o sistema de aquecimento a gás, ar condicionado, automação, saunas, internet… e com isso a complexidade também aumentou. São diversos os documentos que fazem parte da Documentação de Manutenção, por exemplo: Manual do Sindico, Relatórios de Inspeção de Elevadores, Atestado do sistema de SPDA, Certificados de ensaios de pressurização em mangueiras, Certificado de teste de estanqueidade do sistema de gás, Certificado de ensaio dos extintores…
Outro fator importante, especialmente em condomínios, é que a saúde financeira é diretamente afetada pelo desempenho da manutenção. Com um Plano de Manutenção eficiente as atividades são programadas e evita-se gastos desnecessários ou indesejáveis.
Já dizia o bom e velho ditado “Prevenir é melhor do que remediar”.
Leave a Comment