Ao adentrar em qualquer tipo de edificação, caso não seja aparente algum tipo de anomalia, temos a sensação de segurança. Porém, uma boa pintura ou o que chamamos de “maquiagem”, pode esconder sérios e graves problemas, podendo colocar vidas em risco.
É necessário se fazer checagem rotineira, por profissional habilitado, de vários itens em uma edificação. E é direito do usuário ou condômino ter acesso a essas informações, porém são raros os síndicos ou proprietários, e principalmente os órgãos públicos, que se preocupam em atender todas as exigências de manutenção. Faremos aqui um “check list” básico que o leitor poderá utilizar como guia e acompanhar o gestor da edificação nesta verificação, seja em sua residência ou local de trabalho.
A edificação possui todos os projetos? A legislação infelizmente é muito branda no que tange a exigência de projetos para pequenas edificações, como casas populares. Exige-se apenas um projeto arquitetônico, juntamente com ART/RRT de projeto e de execução da edificação, o que leva a negligência de vários construtores em detrimento da economia de recursos. Contudo, como profissionais atuantes na área, atentamos para a importância em se elaborar todos os projetos, com isso o aproveitamento dos recursos e materiais será potencializado. Também é importante documentar, para conferência futura, o que foi projetado com o que foi efetivamente executado.
A edificação esta averbada em sua matrícula, possuindo o habite-se? É muito comum que edificações sejam construídas e não registradas nos cartórios de imóveis, bem como em muitos casos construídas de forma improvisada, aos poucos e sem nenhum acompanhamento de profissional habilitado, não atendendo a legislação. Como isso é um assunto de conhecimento técnico, é fundamental verificar essas informações. Por exemplo, em imóveis com fins de locação, o inquilino ou usuário muitas vezes não tem conhecimento se ele e sua família estão residindo em um lugar que está corretamente registrado junto aos órgãos competentes ou foi periciado por um profissional habilitado.
A edificação possui histórico de manutenção documentado por escrito? Este ponto abrange desde edificações mais complexas até as mais simples, pois são raros os casos em que reparos e reformas ficam devidamente registrados e com acompanhamento técnico e documentação. A falta destas informações ao longo do tempo pode acarretar em desastres e isso se acentua com a idade da edificação.
A edificação passa por vistoria periódica por profissional habilitado? Há diversos casos de edificações com problemas aparentes, porém os usuários e gestores não tem o conhecimento técnico para avaliar e detectar possíveis indícios de problemas mais graves. Dessa forma acabam improvisando, por exemplo, com uma pintura para esconder a patologia. Estes indícios, se não forem investigados e não corrigidos imediatamente, podem ao longo do tempo se tornar graves, acarretando em correções ou reparos de alto custo. Se forem detectados logo que surgirem, grande parte desses casos pode ser resolvida com baixo custo e pouca dor de cabeça.
Deixamos aqui então esses questionamentos importantes para reflexão do leitor. Apontar também que todos nós devemos estar cientes da obrigatoriedade de fiscalização, pois muitas edificações que frequentamos no dia a dia não seguem as boas práticas de manutenção e acabam colocando em risco seus usuários.
Leave a Comment