Os materiais sempre tiveram um papel importante para a humanidade e escolher os mais adequados e de boa qualidade influencia muito nas construções. São inúmeras as variabilidades como: tipo, aplicação, desempenho, qualidade fabril, validade e manutenção. Pensando em uma obra, independentemente de seu tamanho, o material e sua correta aplicação terão peso crucial no resultado. A escolha do tipo de material exige conhecimento e não pode ficar a critério somente do preço.
Usamos o piso como exemplo; em lojas de materiais de construção sempre existem as pontas de estoque de pisos onde o atrativo é o preço, mas não podemos esquecer que eles estão lá porque podem ter imperfeições na fabricação, terem sido danificados no transporte e até pouca aceitação de mercado. Sem contar que podem ter saído de linha de fabricação e na necessidade de reposição ficaríamos a ver navios.
Algumas dicas neste caso são importantes: verifique se a quantidade que você vai comprar é do mesmo lote, caso não seja corre o risco de serem de tonalidades diferentes. Verifique também se estão inteiros, embalados e sem manchas. Outro material importante na obra é o cimento, na hora da compra devemos ficar atentos ao prazo de validade e se vamos aplicar toda nossa compra neste prazo. Na aplicação pode-se identificar um cimento vencido quando ele fica difícil de misturar com água e areia e sua aderência é baixa.
A aplicação correta dos materiais é outro fator importante, assim como a falta de aplicação de algum material também. Imaginamos que todo cuidado foi tomado na compra do piso, mas na sua execução o caimento não ficou correto. Consequentemente a água terá dificuldade de chegar ao ralo, corre-se o risco de infiltrações e vamos ter que apelar ao bom e velho “rodo”. Uma pratica bastante comum é não impermeabilizar as áreas molhadas e com isso patologias na construção aparecerão. O custo de impermeabilizar deve ficar entorno de 1% a 2% do valor da obra, já a sua falta poderá acarretar em acréscimo de até dez vezes este valor.
Aplicar o material correto no lugar correto é outro fator crucial. Escolher um piso pela sua beleza mas não levar em conta seu acabamento refletirá na segurança e manutenção. Outro erro comum é a aplicação de madeira em áreas sujeitas a receber água e não considerar que será necessário tratamento regular deste revestimento.
Na hora da decisão de compra dos materiais de construção diversos fatores influenciarão e a ajuda de um profissional habilitado tornará este momento mais fácil. Se precaver com um planejamento financeiro, escolher o produto adequado e ter supervisão na execução da obra diminuirão as chances de dores de cabeça!
Lembre-se, caso o produto adquirido venha a apresentar um vício oculto (defeito que não pode ser constatado aparentemente ou de imediato) é seu direito reclamar em até 30 dias da constatação deste defeito.
Leave a Comment